quarta-feira, 30 de maio de 2007

Já me ocorreu

Ensinar a minha Nika a jogar xadrez, para tornar mais céleres os dias que partilhamos sozinhas; mas esperta como ela é, ainda me ganhava...

terça-feira, 29 de maio de 2007

Prémio imerecido


Isto até é irónico; se a mana não se achou merecedora deste prémio, que direi eu que em cada dia que passa "se me vão secando" cada vez mais os tomates...
Como a promotora defende e a mana referiu, eu sou defensora dos animais, mas não tenho "tomates" para os ver sofrer e desintegro-me emocionalmente perante as adversidades, que preferia ser eu a suportar, do que assistir a elas.
A parte mais difícil é encontrar outros blogs que ainda não tenham sido nomeados, mas vou tentar; para começar nomeio o Roque que vai dizendo umas verdades com ar de brincadeira e me atura os amoks quando vou lá disparatar. O Heliasta que também trata bem de dizer o que pensa, de uma forma extremamente educada e ponderada. O Lobo Solitário que tem reflexões muito sensatas sobre tudo em geral. Por fim, o Afinador de Sinos que além de ter o blog, tem outras formas de intervenção artística que muito aprecio; e a Psique que tem a coragem de dizer o que lhe vai na alma.

Obrigada pela nomeação, mana. Espero estar mais à altura da distinção, daqui para a frente...

domingo, 27 de maio de 2007

Ficam as recordações




Quando mencionei aqui o 1º aniversário da Jota ter vindo cá para casa, contava celebrar mais uns quantos, continuando a mostrar-vos os seus progressos. Mas a vida é isto mesmo: partidas atrás de partidas, algumas de mau gosto, como é o caso.
Pensei para comigo em Dezembro de 2004, que nunca mais seria capaz de repetir o acto de mandar abater um animal, sobretudo naquele caso em que ela nos havia acompanhado durante 13 anos, decisão essa que nos tinha deixado completamente de rastos aos dois, só quem ama os animais e já passou pelo mesmo, compreenderá essa dor e o vazio que fica.
Ao aceitar trazer a Jota, sabíamos de antemão que a sua sobrevivência a médio e longo prazo estava comprometida, desde logo pela negligência com que cresceu e depois pela doença incurável que contraiu mas, como fui documentando um pouco no Stressless, as suas melhoras foram tão evidentes que eu achei que ela ia ficar bem para sempre, ia brincar mais e mais com a Nika e ia continuar a ficar cada dia mais mimada e melga, como era costume.
Mas não, a partir de Novembro foi piorando, muito lentamente as artroses começaram a progredir e a sua saúde começou a debilitar-se e já só andava com comprimidos e já não conseguia brincar; por força das contra-indicações fui obrigada a reduzir-lhos gradativamente e quando deixei de o fazer completamente, as lesões vieram todas ao cimo e apesar dos meus olhos crerem ter visto melhoras, tal não se verifica e a situação é irreversível. Desfrutei da sua companhia quase 18 meses, durante os quais lhe tentei proporcionar o máximo conforto, muitos mimos e uma vida o mais calma possível, como lhe exigia a sua patologia e sei que isso para ela deve ter sido muito gratificante, pois sempre o demonstrou
Tenho vergonha de mim, pois tentei ir lá durante a semana, sozinha e não consegui sequer agarrar nas chaves do carro, só de pensar no que me iriam dizer, fiquei cheia de náuseas e fui-me “abaixo das canetas” literalmente...o meu marido é que teve de tratar disso na sexta-feira. Ficou então marcado para hoje à tarde o eterno sono que trará a cura de todas as suas dores e substituirá em nós a amargura de a ver sofrer, pela saudade indizível e o remorso que não conseguimos controlar.
Não sei como irei superar isto, espero não me afundar muito em termos emocionais; mas o facto de vos ter aqui a prestar o vosso apoio, já mitiga um pouco a dor no peito e torna-a mais suportável...

Sem o corpo que lhe pesava nas suas dores, a Jota está agora livre para finalmente descansar em paz.
Obrigada por tudo o que nos deste, a Nika vai sentir muito a tua falta e vai procurar-te por todo o quintal, mas quando perceber que foi só o teu corpo que desapareceu, vai guardar as tuas memórias num cantinho do coração, como nós...

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Estão quase

A floração tem sido atrasada pelo sol intermitente, mas mesmo atrasados, lá vão florindo

Estes são sempre dos últimos

Mas as suas flores parecem de porcelana, como poderão verificar mais tarde

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Coragem II



Quando pensamos estar a viver um dos piores momentos da nossa vida, por vezes acontece algo ainda mais destruidor que nos faz equacionar e relativizar, todas as situações.
Assim estava eu no domingo passado, quando pensava sobre o futuro da Jota e no seu sofrimento, sentindo-me a “pessoa mais infeliz do mundo”, quando recebo a notícia de que tinha sido diagnosticado cancro na tiróide, já numa fase avançada, a um familiar muito próximo...
Claro que após o espanto e a incredulidade, fomos visitá-los e dar o nosso apoio da maneira que sabemos, embora tenhamos consciência de que nada pode mitigar tamanha dor, não há palavras que se transformem em força e coragem, menos ainda para alguém doutorado em Psicologia; no entanto sem saber como, lá vou buscar um pouco de boa disposição e energia positiva, para tentar aliviar a pressão de uma notícia arrasadora. Claro que ela está apavorada bem como o marido, foram pais pela primeira vez há 5 meses, depois de algumas tentativas falhadas e claro que o seu primeiro pensamento foi para a possibilidade de não criar a filha.
Arrepende-se agora de ter escolhido o Doutoramento como prioridade e deixado para depois dos 40, a maternidade; mas creio que tudo vai correr bem e apesar de me sentir abalada, não o demonstro e vou não sei onde buscar um espírito optimista.
É por estas e outras que continuo a achar que somos: NADA!! No nosso egocentrismo, achamos que podemos ditar as regras de tudo, bem como a todos...vãos sonhos de grandeza que nos limitam cada vez mais, na nossa pequenez.
Se a mim me assusta a possibilidade de a perder, nem imagino o que sentirá ela própria que achava que ia agora – finalmente – aproveitar o fruto de tanto esforço e dedicação profissional, para relaxar e aproveitar a vida familiar...
Sempre me ensinaram (embora eu nunca tenha conseguido aprender), a salvaguardar o futuro, a pensar no dia de amanhã e amealhar o mais possível; eu sempre achei que o importante era viver cada dia, da melhor maneira possível e aceitarmos o que nos é dado pela vida, nunca deixar os carinhos aprisionados nas mãos, nunca tolher as lágrimas que se nos afloram em comoção positiva e partilhar com quem gostamos, todos os abraços e afagos, gritar bem alto a nossa felicidade quando ela acontece, pois esses momentos são tão efémeros...
Nunca devemos ficar com a sensação de que não aproveitámos, ou não mostrámos o que sentíamos em determinado momento; nenhuma frase deve ficar por dizer, nenhum pedaço de vida, por viver...

terça-feira, 22 de maio de 2007

Coragem


"Não tenho nenhuma coragem, mas procedo como se a tivesse, o que talvez venha dar ao mesmo."

(Gustave Flaubert)

Obrigada a todos os amigos

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Perante isto

foto de 21 Maio 2007

foto de 28 Abril 2006


A Jota, como alguns de vós sabeis, veio para cá a 1 de Outubro de 2005 nas condições que mostrei AQUI e depois fui fazendo o relato das melhoras do seu estado, pese embora o facto da sua doença não ter cura.
Há cerca de 8 meses foram-lhe diagnosticadas várias artroses, para as quais e meramente como paliativo foi-lhe receitado Lepicortinolo, com o qual melhorou substancialmente a mobilidade, dado a artrose mais grave ser no joelho da pata de trás esquerda; acabado o tratamento, regrediu quase completamente e em vez de 20 mg, passei a dar-lhe 5 mg para ver se o estrago era menor, mas as melhorias também não foram significativas, a cirurgia seria uma solução temporária, pois a saúde geral dela está muito debilitada com a doença, embora tome o comprimido diário de Zyloric, religiosamente.
Como o comprimido para as dores tem cortisona, não é aconselhado o seu uso prolongado, devendo diminuir-se a dose gradualmente, foi o que começámos a fazer há cerca de 2 meses, até que parámos aproximadamente há 3 semanas.
A partir daí a Jota começou a piorar, o pelo começou a cair-lhe e ela com as dores que tem, lambe-se até fazer feridas, desde as patas à barriga e todas as manhãs tenho de lhe limpar os olhos remelosos e por vezes feridos a toda a volta, porque ela coça-os e magoa-se; quando a vou buscar ao quintal e ela se põe em pé, fica a gemer durante uns momentos antes de conseguir andar, pois fica entorpecida de estar sempre deitada.
Está a tornar-se arrasador para mim, encarar os olhares suplicantes que me lança, no meio do seu sofrimento. Custa-me ver que já não consegue brincar com a Nika, nem mesmo deitada, como fazia por vezes.
Não é justo prolongar este sofrimento, seria tremendamente egoísta da minha parte, deixá-la definhar lentamente, só para ter mais um pouco a sua presença física, não o desejaria para mim própria, não posso desejá-lo para a Jota.
Vou ao Vet com ela e o que for, soará...só tenho de me conformar, como faço com outras coisas que não posso mudar, mas nestes casos dói mais...

Que saudades tenho de a ver ASSIM

domingo, 20 de maio de 2007

Jota

foto de Abril 2006

Neste egoísmo que só o amor entende
Busco algo, para além do teu olhar de súplica
Tento acender uma réstia de esperança,
Algo que me diga que estou enganada
Algo que me traga de novo a tua alegria
Um sinal de que vais voltar a brincar e a correr.
Preciso que o teu olhar não me mostre só dor e amargura,
As mesmas que trazias no teu frágil corpo, quando te resgatei
Preciso de novo daquela chama que mostraste
Quando recuperaste o vigor e a alegria de viver.
Tento aguentar a intensidade do teu olhar
Como tentei aguentar o da Jamie nos
Derradeiros dias antes da horrível decisão que se seguiu;
Sei que não posso impor-te com minha falta de coragem,
O sofrimento constante e uma existência a
Que não se pode chamar vida.
Embora saiba que, por mais lágrimas que chore
Elas não te trarão saúde,
Neste momento é só o que consigo fazer...

Ivamarle, 20 de Maio de 2007

sábado, 19 de maio de 2007

Steve Miller Band


Steve Miller Band - Abracadabra
Vi­deo enviado por Rock-Idol

Quem ainda se lembra destes tempos, do "Fly like an Eagle" e de uma vivência mais despreocupada em que, pelo menos no meu caso, me sentia muito mais leve...

Não me levem a mal se não aparecer muito por aqui nos próximos dias, acho que tenho de me capacitar de uma decisão inadiável sobre o futuro da minha cadela Jota, da qual não tenho falado, na esperança de que quando o fizesse, vos traria boas notícias. Mas não consigo falar disso hoje, talvez amanhã já consiga...

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Assim por alto, conto 210

Somando os que estão à frente da casa, no jardim,

Das 13 janelas, 8 estão preenchidas



Aos que estão nas traseiras a ladear a porta da cozinha, dá a contagem que referi, embora não tenha contado os vários exemplares repetidos que contém cada vaso...
Pois é Gi, nem eu imaginava que tinha tantos; se fosse eu a cuidar deles, acho que não tinha nem dois...

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Livro dos bons princípios

Este Senhor que muito admiro, lançou-me um repto ao qual não me poderia fazer rogada. Até porque acho uma excelente ideia, que possamos desenvolver alguns princípios de livros, nem que seja só a partir de uma simples frase.
Não possuo as qualidades literárias equiparadas às de todos os colaboradores, para que possa de alguma forma "concorrer" com os princípios já apresentados, de qualquer modo, deixo aqui o meu começo de livro e quem quiser poderá desenvolvê-lo AQUI
Para já, deixo aqui o pedido de colaboração para este livro, aos seguintes bloggers:
Folha de Chá
Elipse
LB
GI

"De repente estacou, ao aperceber-se que caminhava como quem tem pressa. Que disparate, pressa de quê ou para quê? Nem os seus dias tinham pressa, passavam devagar e pausadamente; ele sempre achou que destoava do resto da multidão, precisamente pela calma dos seus passos.
Pensava: “estes passos não são meus, não sei onde me levam, ou sequer se quero lá chegar...”, enquanto olhava um qualquer jardim, sentado na solidão das manhãs que o acordavam cedo.
Tinha de sair logo mal acordava, daquelas quatro paredes que o atrofiavam e continuava a caminhar aqueles passos que não eram seus, a olhar aqueles rostos anónimos e a pensar nas vidas de cada um, como seriam? Seriam donos dos seus passos?
No prédio já o apelidavam de fantasma, pois nunca ninguém o via, saía de madrugada e entrava depois das duas; interrogavam-se se sofreria de insónias. Mas não, a única coisa que o incomodava, eram mesmo aqueles passos que teimavam em ser dados e por vezes lhe mostravam coisas que não queria ver, ou sítios onde não queria ir."

Ivamarle, Maio 2007

terça-feira, 15 de maio de 2007

Cérebros de todos os tamanhos

Desde os mais miudinhos, mas nem por isso, menos "picantes"

Até ao mais encorpado

Como em tudo, há o meio termo. Até à data nunca deram flor estes comumente designados "cactos cérebro", devem ter queimado os fusíveis de tanto pensar...

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Venha o borrego

A sineta que serve de campainha, também dá para chamar para o "rancho"


O forno já está bem recheado com duas fileiras de lenha, que a mãe tomou de empreitada e teve de arrumar num dia, senão, como ela justifica:"não dormia"
Quem me dera chegar assim aos 78 anos...

domingo, 13 de maio de 2007

Sinto-me revigorada

O cheiro a rosas soltava-se sob o sol tímido

A Nika sofreu uma desilusão, ao chegar lá e não encontrar os dois companheiros habituais, ficou triste...

Deixa-me aproveitar esta vista, enquanto a casa da mana ainda está demolida...

sábado, 12 de maio de 2007

Vou até aqui

Embrenhar-me no odor do verde e no xisto


Tenham um excelente fim-de-semana ;-)

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Maré de desafios

De repente, andando eu distraidíssima da Net em geral e da blogosfera em particular, deparo-me com uns desafios, como é o caso deste, lançado pelo LB .
Diz ele que:(*) Um "meme" é um "gen ou gene cultural" que envolve algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou a teus descendentes. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. Simplificando: é um comentário, uma frase, uma ideia que rapidamente é propagada pela Web, usualmente por meio de blogues. O neologismo "memes" foi criado por Richard Dawkins dada a sua semelhança fonética com o termo "genes".

Ora, eu que normalmente já não dou "uma para a caixa", estou a atravessar uma fase esquisita, preenchida na última semana por enxaquecas quase diárias, graças às quais tenho dificuldades com a luz e mesmo, abrir os olhos já pesa...então, como não tenho criatividade nenhuma, deixo o meu "meme" nas palavras sábias de Miguel de Unamuno:"Somos mais pais do nosso futuro do que filhos do nosso passado."
Agora vem a parte mais dolorosa, que é nomear 5 pessoas para transmitirem o seu; então aqui vai:
MUSHU
FAUSTA PAIXÃO
FINÚRIAS
FRANCISCO DEL MUNDO
PATIOBA

Não é assim tão difícil, pois não?

quinta-feira, 10 de maio de 2007

'Tou assim...


As preguiças gigantes constituem um grupo separado na ordem Xenarthra, relacionado com as preguiças arborícolas existentes na atualidade, constituido por seis famílias e 88 géneros, todos extintos. As preguiças gigantes surgiram no Oligocénico e extinguiram-se há cerca de 10,000 anos. Há evidências de que uma pequena população tenha sobrevivido nas ilhas de Hispaniola e Cuba até cerca de 1550.
(in www.saberweb.com.br)

Juro que não sou "hispaniola", nem Cubana, mas ando com uma preguiça destas...

A escolhida da Fatyly

(Foto de Anne Geddes)

A Fatyly escolheu uma foto da mesma autora à qual acrescentou a seguinte legenda:
"Porque os afectos mudam com o tempo?"

Obrigada pela contribuição Faty ;-)

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Emoção positiva

(foto de Anne Geddes)
Esta é uma das fotos de que mais gosto; é a sua ternura que me emociona, contráriamente às fotos que mais aprecio geralmente, que são as mais cruas e reais, como as do Sebastião Salgado.
Não sei quem é o autor, pois recebi-a por mail há bastante tempo, se alguém souber agradeço a informação, para colocar aqui.

Agradeço à Wind a informação que pretendia sobre a foto.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Monumentos

No Domingo fui ao Baptizado da minha mais recente sobrinha, cuja celebração ocorreu na Igreja de Santa Clara (Rainha Santa). Fiquei impressionada com o estado de degradação a que deixaram chegar todo o Mosteiro, nomeadamente as riquíssimas pinturas da abóboda do altar, cuja maioria já nem tem tinta, sequer. Não deixam fotografar lá dentro e não pude comprová-lo com fotos, mas pela amostra dos claustros, onde a erva cresce nas varandas e telhados em abundância, dá para ter uma ideia do desprezo a que tem sido votado ao longo dos anos.

Contrastando com esse abandono, está o Hotel da Quinta das Lágrimas onde decorreu o almoço e que foi muito bem preservado, como se pode ver pelas imagens. Embora lhe tenham sido acrescentados novos edifícios, não são sequer visíveis do exterior, devido ao seu enquadramento na paisagem.
Fico sempre um bocado desconsolada, quando constato as diferenças de tratamento entre o que está nas mãos do poder público e do privado; claro que existem excepções, só espero é que não continuem a sê-lo...

segunda-feira, 7 de maio de 2007

A escolhida do Francisco

à qual juntou a seguinte legenda:"O mundo será um lugar melhor quando estiver nas mãos das crianças!"

Concordo contigo, obrigada Francisco

domingo, 6 de maio de 2007

para finalizar, a preferida do Fifizinho


Tendo-lhe colocado somente a seguinte legenda:"O principio da vida...
O principio do fim da mesma..."

(é duro mas é a verdade)
Finúrias


Mais palavras para quê?...

sábado, 5 de maio de 2007

A Preferida da Mushu


Ainda acerca do desafio das fotos, a Mushu elegeu esta como uma das suas fotos favoritas, simplesmente: Porque sim! e acho que é um excelente motivo, não vos parece?

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Se eu fosse...

A menina Gi lançou-me um desafio ao qual me deu gozo responder, com a condição de nomear outros 5 participantes que são (se tiverem tempo e disposição para tal): Lucy (toma lá, para não te ficares a rir); a Elipse ; a Inha que já não me meto com ela há muito tempo; a Fatyly ; e a Psique. Desculpem lá o mau jeito, só aceitam se puderem.

Se eu fosse...
Se eu fosse uma hora do dia, seria ...a aurora
Se eu fosse um astro, seria...o sol
Se eu fosse uma direcção, seria...o infinito (onde quer que isso seja)
Se eu fosse um móvel, seria ... uma chaise longue
Se eu fosse um liquido, seria... água
Se eu fosse um pecado, seria ...a preguiça
Se eu fosse uma pedra, seria ... Pedra de Ançã
Se eu fosse uma árvore, seria ...um Freixo
Se eu fosse uma fruta, seria ... Litchi Chinensis (Lichia - só se aproveita o que está dentro...)
Se eu fosse uma flor, seria ... frésias de mil cores e odores
Se eu fosse um clima, seria ...temperado
Se eu fosse um instrumento musical, seria ...Saxofone
Se eu fosse um elemento, seria ...Água ( o meu signo diz que sou fogo...)
Se eu fosse uma cor, seria ... cereja
Se eu fosse um animal, seria ...Tigre
Se eu fosse um som, seria ...sei lá, qualquer coisa musical...
Se eu fosse música, seria ...Dire Straits
Se eu fosse estilo musical, seria..Blues
Se eu fosse um sentimento, seria ... compreensão
Se eu fosse um livro, seria ...Companhia Violenta (Vítor Matos e Sá)
Se eu fosse uma comida, seria ...roupa velha
Se eu fosse um lugar, seria ... a quinta onde nasci
Se eu fosse um gosto, seria ... salgado
Se eu fosse um cheiro, seria ... frésia
Se eu fosse uma palavra, seria ...Liberdade
Se eu fosse um verbo, seria ...aprender
Se eu fosse um objecto, seria ... máquina fotográfica (mas das boas...)
Se eu fosse peça de roupa, seria ... um vestido bem solto e fresco
Se eu fosse parte do corpo, seria ...o cérebro
Se eu fosse expressão facial, seria ...o espanto
Se eu fosse personagem de desenho animado, seria ..Mafalda.
Se eu fosse filme, seria ... Aeroplano (eh!eh!eh!)
Se eu fosse forma, seria ... elíptica
Se eu fosse número, seria ... 7
Se eu fosse estação, seria ... primavera
Se eu fosse uma frase, seria ... Sê senhor da tua vontade e escravo da tua consciência (Aristóteles)

Todos temos dias maus


cenas reais transeunte stressado
Vi­deo enviado por ivamarle


O deste, deve ter sido mesmo muito mau...

quarta-feira, 2 de maio de 2007

A eleita da Psique


A esta foto ela juntou uma simples legenda:"a coragem"

É precisa mesmo muita coragem para estar ali.Obrigada pela contribuição Psique