quarta-feira, 4 de abril de 2007

Fela Kuti-The Black President


Fela Kuti - Army Arrangement
Vi­deo enviado por Funkadelika

Nascido em Abeokuta em 1938 de pai Pregador Protestante e mãe professora, que mais tarde se torna uma figura maior no mundo da política Nigeriana; graças às frequentes deslocações pelo país na sua companhia, a sua mente acorda para a autenticidade da cultura ancestral do seu país.
Em 1958 é enviado para Londres para, como os seus dois irmãos e uma irmã, estudar Medicina, mas preferiu inscrever-se na Trinity School of Music, onde passará os 5 anos seguintes. Já casado com uma Nigeriana e com três filhos, regressa à Nigéria em 1963, três anos após a independência, onde continua a tocar o estilo “high life & jazz”, que havia começado ainda em Londres numa orquestra “Highlife”, Koola Lobitos, com outros músicos Nigerianos residentes em Londres, entre eles encontra J.K.Bremah, que ele muito admira por tê-lo introduzido nos círculos de música africana de Lagos. Juntamente com outros amigos regressados de Londres aí continua até 1969, ano em que decide levar aos EUA, os Koola Lobitos e em Los Angeles, decide mudar o nome do grupo para “Fela Ransome Kuti e Nigéria 70”.
Em 1974 realiza um sonho antigo de volta a Lagos, cria uma República Independente no perímetro da sua casa, apelidando-o de “Kalakuta Republic”, facto que lhe causou ainda mais confrontações com a autoridade, sendo constantemente preso e sujeito a maus tratos, mas tal só tornava mais firmes as suas convicções e nessa altura muda o seu nome de Fela Ransome Kuti, para: Fela Anikulapwo Kuti que quer dizer basicamente: aquele que tem a morte no seu bolso, conforme ele diz no início do vídeo.
Mais tarde, depois de lhe terem queimado a casa, decide festejar um ano da Kalakuta Republica, casando de uma vez com 27 esposas, dançarinas do seu grupo e dando a todas os sobrenomes Anikulapwo Kuti, embarcando depois rumo ao Ghana.(...)
(...)Segundo adianta este site, a sua morte ocorreu em 1997, segundo alguns,vítima de Sida.
(compilado DAQUI)

Para saber mais visite o concurso que está a decorrer até ao final deste mês, AQUI

5 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Acho que não conhecia.
Casar com 27 esposas...? Puxa, se uma já dá tanto trabalho...
Boa Páscoa.
Beijo.

pisconight disse...

Também não conhecia, mas casar com 27 de uma vez só... imagino a(s) noite(s) de núpcias...
;)

Gi disse...

Ouvi há pouco (depois o neto não me largou) mas já não faz tanto o meu género. Vida preenchida a dele :)

beijinhos

mfc disse...

Com 27 naaaaaaaa.... mas com um plural (pequenito...)não estava mal!!

Mónica disse...

mormon??