quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Terminologias I


Como é um assunto que está na ordem do dia, deixo aqui uma sugestão para que, em vez de se inventarem novas designações para palavras já existentes, se trate de "legalizar" muitas que ouvimos quase diariamente e deveriam merecer uma atenção especial. Para já ficam só alguns vocábulos de "A" a "I", os seguintes serão editados outro dia.

Novo Dicionário de Língua Portuguesa

Parte Hum

Alevantar - O acto de levantar com convicção com o ar de " a mim ninguém me come por parvo! Alevantei-me e fui-me embora!"

Aspergic- Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.

Assentar - O acto de sentar, só que com muita força, como se fossemos praticamente um tijolo no cimento.

Capom - Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!

Destrocar - Trocar varias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.

Deus - Treinador de todos os jogadores de futebol brasileiro que nunca se esquecem de lhe agradecer nos finais dos jogos.

Disvorciada - Mulher que se diz por aí que se vai se divorciar

Destrocer - Torcer várias vezes

Deslargar - Largar várias vezes o que quer que seja

É assim - Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no inicio de qualquer frase. Muito utilizado nos concorrentes do Big Brother.

Entropeçar- Tropeçar duas vezes seguidas.

Eros- Moeda alternativa ao Euro adoptada por alguns portugueses.

Exensar- Termos que para ser bem utilizado tem que ser dito rápido para que algumas pessoas percebem que se quer dizer "deves pensar".

Falastes, Dissestes e afins - Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex: EU falei, TU falaste. ELE falou, TU FALASTES:

Fracturação - O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura... Não predura.

Inimigos - O que vou ganhar depois de alguns lerem este Dicionário...

12 comentários:

Teresa disse...

ri, ri, ri!
vim aqui parar através do claras-em-castelo. agora vou er os restantes posts.
até breve.

Mushu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fatyly disse...

Também dou erros, mas tento manter o meu aprendizado e digo-te que desde miúda dou por mim a errar no que se refere ao "falastese e afis" malvados tes:):):):):)
Escreveste o máximo :):):))
Beijos madrugadores

wind disse...

Gargalhadas, muito bom:))))
beijos

Crystalzinho disse...

Muito bom
Existem tantas outras perolas literárias. Se me lembrar de alguma venho cá acrescentar.
Beijos

Anônimo disse...

Ah!Ah!Ah!
Mas o que gosto mais é o irritante "É assim" Barrrr!
Bjs.

Anônimo disse...

Vá lá agora vou fazer a pergunta difícil.
Porque não desenhas'
Não sei o que desenhas mais, mas pegando no vestir vou dar uma ideia que é capaz de ser completamente idiota. Tu dirás.
Pegas nas figuras políticas e veste-los, o engraçado seria caricaturar através do vestir.
Isto para quem não consegue desenhar um cão, como eu, é facílimo.
:)
Bjs.

Lúcia disse...

prontes, mais um para juntar à TLEBS

peciscas disse...

Não ganhaste inimigos, mas sim gargalhadas.

ivamarle disse...

uiiii! Marta...políticos? nem vê-los nem ouvi-los (concordo apenas que são um mal necessário), o problema reside sobretudo na minha falta de jeito para o retrato e caricatura, para além de (como disse em Maio 2006) não ter jeito para desenhar homens, sobretudo por falta de prática, sempre me virei mais para a figura feminina, talvez por a conhecer melhor quando comecei a desenhar; infelizmente no nosso universo político, por muitas leis da paridade que inventem, a maioria são homens (e nenhum de jeito, por sinal)...
mas pode ser que retome os desenhos de moda, para acabar o desafio que a Fatyly me lançou na altura, who knows?

Fausta Paixão disse...

é pah tásse ben aki!

* disse...

e umas réguadas????