domingo, 27 de maio de 2007

Ficam as recordações




Quando mencionei aqui o 1º aniversário da Jota ter vindo cá para casa, contava celebrar mais uns quantos, continuando a mostrar-vos os seus progressos. Mas a vida é isto mesmo: partidas atrás de partidas, algumas de mau gosto, como é o caso.
Pensei para comigo em Dezembro de 2004, que nunca mais seria capaz de repetir o acto de mandar abater um animal, sobretudo naquele caso em que ela nos havia acompanhado durante 13 anos, decisão essa que nos tinha deixado completamente de rastos aos dois, só quem ama os animais e já passou pelo mesmo, compreenderá essa dor e o vazio que fica.
Ao aceitar trazer a Jota, sabíamos de antemão que a sua sobrevivência a médio e longo prazo estava comprometida, desde logo pela negligência com que cresceu e depois pela doença incurável que contraiu mas, como fui documentando um pouco no Stressless, as suas melhoras foram tão evidentes que eu achei que ela ia ficar bem para sempre, ia brincar mais e mais com a Nika e ia continuar a ficar cada dia mais mimada e melga, como era costume.
Mas não, a partir de Novembro foi piorando, muito lentamente as artroses começaram a progredir e a sua saúde começou a debilitar-se e já só andava com comprimidos e já não conseguia brincar; por força das contra-indicações fui obrigada a reduzir-lhos gradativamente e quando deixei de o fazer completamente, as lesões vieram todas ao cimo e apesar dos meus olhos crerem ter visto melhoras, tal não se verifica e a situação é irreversível. Desfrutei da sua companhia quase 18 meses, durante os quais lhe tentei proporcionar o máximo conforto, muitos mimos e uma vida o mais calma possível, como lhe exigia a sua patologia e sei que isso para ela deve ter sido muito gratificante, pois sempre o demonstrou
Tenho vergonha de mim, pois tentei ir lá durante a semana, sozinha e não consegui sequer agarrar nas chaves do carro, só de pensar no que me iriam dizer, fiquei cheia de náuseas e fui-me “abaixo das canetas” literalmente...o meu marido é que teve de tratar disso na sexta-feira. Ficou então marcado para hoje à tarde o eterno sono que trará a cura de todas as suas dores e substituirá em nós a amargura de a ver sofrer, pela saudade indizível e o remorso que não conseguimos controlar.
Não sei como irei superar isto, espero não me afundar muito em termos emocionais; mas o facto de vos ter aqui a prestar o vosso apoio, já mitiga um pouco a dor no peito e torna-a mais suportável...

Sem o corpo que lhe pesava nas suas dores, a Jota está agora livre para finalmente descansar em paz.
Obrigada por tudo o que nos deste, a Nika vai sentir muito a tua falta e vai procurar-te por todo o quintal, mas quando perceber que foi só o teu corpo que desapareceu, vai guardar as tuas memórias num cantinho do coração, como nós...

15 comentários:

mfc disse...

Não há palavras.... apenas um beijo.
Vai-nos acontecendo a todos, mais cedo ou mais tarde!

Elipse disse...

um beijo sentido, querida amiga.
sem mais palavras.

Fatyly disse...

Palavras para quê? agora o que precisas é de muito carinho, compreensão e não te deixaremos ir abaixo.
Um xi coração muito grande para ti e para o teu marido e força!

Ka disse...

Lamento imenso...também tive e também perdi e sei a falta que faz, mas acredita que agora está melhor!

Um grande beijinho para vocês

wind disse...

Raio de vida que leva aqueles que mais gostamos!
Um grande abraço para ti () e muita força!
Beijos

Lúcia disse...

coitadinha da Jota :(

tás nomeada, lá no sítio.

Toze disse...

O meu Abraço...

Anônimo disse...

Não te consigo dizer nada. Eu imagino o que sentes. Também me aconteceu! Beijos

Mushu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mushu disse...

...

Um beiJo(com Jota maiúsculo)

Nilson Barcelli disse...

Como eu te percebo...
Já passei situações idênticas. Ainda me lembro de cães que já morreram há 40 anos.
Beijinhos solidários

Mónica Lice disse...

Lamento a tua perda...

wind disse...

Como não tens aparecido vim-te dar um beijinho:)*

Francisco del Mundo disse...

Beijo enorme... A saudade é um sentimento dos que ficam!
Beijo

Xinha disse...

Um beijo grande!