segunda-feira, 21 de maio de 2007

Perante isto

foto de 21 Maio 2007

foto de 28 Abril 2006


A Jota, como alguns de vós sabeis, veio para cá a 1 de Outubro de 2005 nas condições que mostrei AQUI e depois fui fazendo o relato das melhoras do seu estado, pese embora o facto da sua doença não ter cura.
Há cerca de 8 meses foram-lhe diagnosticadas várias artroses, para as quais e meramente como paliativo foi-lhe receitado Lepicortinolo, com o qual melhorou substancialmente a mobilidade, dado a artrose mais grave ser no joelho da pata de trás esquerda; acabado o tratamento, regrediu quase completamente e em vez de 20 mg, passei a dar-lhe 5 mg para ver se o estrago era menor, mas as melhorias também não foram significativas, a cirurgia seria uma solução temporária, pois a saúde geral dela está muito debilitada com a doença, embora tome o comprimido diário de Zyloric, religiosamente.
Como o comprimido para as dores tem cortisona, não é aconselhado o seu uso prolongado, devendo diminuir-se a dose gradualmente, foi o que começámos a fazer há cerca de 2 meses, até que parámos aproximadamente há 3 semanas.
A partir daí a Jota começou a piorar, o pelo começou a cair-lhe e ela com as dores que tem, lambe-se até fazer feridas, desde as patas à barriga e todas as manhãs tenho de lhe limpar os olhos remelosos e por vezes feridos a toda a volta, porque ela coça-os e magoa-se; quando a vou buscar ao quintal e ela se põe em pé, fica a gemer durante uns momentos antes de conseguir andar, pois fica entorpecida de estar sempre deitada.
Está a tornar-se arrasador para mim, encarar os olhares suplicantes que me lança, no meio do seu sofrimento. Custa-me ver que já não consegue brincar com a Nika, nem mesmo deitada, como fazia por vezes.
Não é justo prolongar este sofrimento, seria tremendamente egoísta da minha parte, deixá-la definhar lentamente, só para ter mais um pouco a sua presença física, não o desejaria para mim própria, não posso desejá-lo para a Jota.
Vou ao Vet com ela e o que for, soará...só tenho de me conformar, como faço com outras coisas que não posso mudar, mas nestes casos dói mais...

Que saudades tenho de a ver ASSIM

9 comentários:

wind disse...

Só de ler chorei, porque é uma decisão horrível de tomar e ao mesmo tempo pensei no meu Lucas que já tem 10 anos e é o meu verdadeiro amigo e companheiro.
Olha nem sei que te diga.
beijos

J25 disse...

Lembro-me perfeitamente quando disseste que a levarias para casa... lemrbo-me das fotos com as primeiras trquinices de uma cadela que não conhecia a palavra brincar... lembro-me perfeitamente... e o melhor mesmo é poder lembrar os bons momentos passados e as coisas boas que ela te trouxe.

Nem sempre as decisões menos dolorosas são as melhores decisões. Ela irá ficar agradecida pela tua decisão.

um abraço

ivamarle disse...

não precisas dizer nada, Wind; eu sei que estás solidária com a minha dor, obrigada por estares aqui.

Marte, eu também sei que te lembras e sei como gostas de animais, espero que nunca tenhas que te confrontar com este tipo de decisões.Beijos grandes para toda a família.

Xinha disse...

Um beijo de força!! Tem de pensar no que será melhor para ela!

mfc disse...

Se estivesse aí ao pé... era um grande beijo que te dava!
Toma......

Fatyly disse...

Já passei isso com meu Kuanhama e o Massiste do meu irmão. O meu foi para casa dos meus pais ainda eu não era nascida e nos meus 12 anitos, recordo-me do sofrimento do bicho e de tudo que os meus pais fizeram pelo mesmo. Mais tarde foi com o do meu irmão, que apanhou lepra e a ambos não foi prolongado o sofrimento até à morte.
Tenho o gato que é da minha filha mais nova e que já faz em Junho 20 anos. Entre o ver como o vejo agora ou num sofrimento prolongado, lá terei que ser eu a tomar a decisão que será sempre por não o ver a sofrer.
Custa e compreendo-te por isso dou-te um abraço enorme para que enfrentes que mais vale por-se um fim imediato, do que aguardar pelo fim prolongado e tão sofredor.
FORÇA!

Toze disse...

Um Beijo e um Abraço !

Nada mais sei que dizer...

Elipse disse...

já te disse que fizeste TUDO. Mais não te é exigido.
O que lhe deste de bom ela nunca o esperaria, se pensasse (porque sei que SENTE).
O Vet decidirá e depois tu irás também lamber as tuas feridas...
A vida é feita disto, amiga.
Muitos beijos porque gosto de ti.

Mushu disse...

Amiga, será melhor para ela.
Um beijo
:(